Contactos

DOMOFORTE Soluções em Iluminação Natural

  • Pessoa de contato: Equipe Domoforte
  • Telefone: +55 (19) 3326-65-76
  • +55 (19) 99609-54-74
  • Skype: domoforte
  • Endereço postal: r.s carlos silva 321, Campinas, São Paulo, 13095-210, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Ventilação natural

Ventilação natural

04/07/17

VENTILAÇÃO NATURAL

Garantir a qualidade e o conforto de uma casa significa também pensar na climatização dos ambientes. E para tornar essa etapa da construção mais sustentável, vale a pena abusar da ventilação natural. Ela não apenas ajuda a regular a temperatura interna como ainda melhora a qualidade do ar, reduz a presença de gases tóxicos e diminui os riscos de alergias e problemas respiratórios.

Para ter uma casa bem ventilada é preciso estudar o local onde ela será erguida e planejar de que forma maximizar a entrada e a circulação do ar dentro dos ambientes. Assim você estará utilizando um recurso natural, renovável e que não emite nenhum poluente para substituir os aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e aquecedores.

De uma forma geral, o Brasil é um país que permite uma ampla utilização da ventilação natural como fonte de climatização dos ambientes. A pequena amplitude térmica diária e sazonal permite que muitas regiões dispensem outras formas de arejamento.

Com isso, não apenas eleva-se a qualidade de via dos moradores, como também se reduz o consumo de energia e, consequentemente, os impactos ambientais.

Como funciona

Dois processos espontâneos do ar fazem com que ele se movimento em um determinado espaço buscando manter o equilíbrio entre temperatura e pressão: o ar quente e leve sobe, enquanto o ar frio e pesado desce. Quanto maior for a diferença das temperaturas, maior será o movimento do ar e, com isso, a ventilação do ambiente.

Com isso, espaços amplos e com o pé-direito alto facilitam esse ciclo e permitem um maior arejamento natural. Como o ar usado e que transporta as toxinas é mais leve e quente, ele sobe, cedendo espaço para o ar fresco e limpo desça e renove o clima.

Janelas, portas e basculantes abertos também facilitam a entrada do ar pesado, que reforça o ciclo e “varre” o ambiente. Locais sombreados, com ampla quantidade de objetos frios e com a presença de água também são mais frescos, já que o ar arrefece em contato com essas zonas.

Dicas de ventilação

Para tornar sua construção mais ventilada e arejada de forma natural, basta seguir a algumas dicas:

Dê preferência a ambientes amplos e com o pé-direito alto. Isso cria circuitos de convecção natural e dilui as toxinas presentes no ar;
Avalie as correntes de ar antes de projetar a obra e verifique com seu arquiteto quais são os melhores ângulos de passagens e circulação do ar por dentro da construção;
Procure dispor do máximo de aberturas possíveis. Janelas e portas amplas, basculantes e grelhas de ventilação devem estar por toda a casa;
Dê preferência a janelas oscilobatentes, que possuem dupla abertura e permitem uma ventilação total;
Se onde você mora existirem insetos, coloque telas de proteção para permitir que as janelas permaneçam abertas.

Portal EcoD http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/guia-da-construcao-verde-ventilacao-natural#ixzz4lzEZnvKh

Fonte: Portal EcoD

Artigos anteriores
INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO NATURAL FATORES DE QUALIDADE AMBIENTAL
INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO NATURAL FATORES DE QUALIDADE AMBIENTAL

03/07/17

DOMO ACRÍLICO A OPÇÃO CORRETA PARA ILUMINAÇÃO DIURNA E MELHORIA DA QUALIDADE DO AR INTERNO.
ILUMINAÇÃO NATURAL  UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE
ILUMINAÇÃO NATURAL UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

25/05/17

ILUMINAÇÃO NATURAL UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE O problema do calor gerado pela luz artificial que se soma ao produzido pelas pessoas e artefatos aumenta a temperatura do ar e a sensação de desconforto térmico, além da monotonia fornecida pela mesma, perde-se a noção de tempo.
LUZ QUE VEM DO CÉU
LUZ QUE VEM DO CÉU

22/05/17

LUMINOTÉCNICA Luz que vem do céu por RENATA RAMOS Com a iluminação zenital, grandes áreas e cômodos sem janelas recebem a luminosidade e a ventilação necessárias para tornar os espaços mais funcionais e agradáveis