Contactos

DOMOFORTE Soluções em Iluminação Natural

  • Pessoa de contato: Equipe Domoforte
  • Telefone: +55 (19) 3326-65-76
  • +55 (19) 99609-54-74
  • Skype: domoforte
  • Endereço postal: r.s carlos silva 321, Campinas, São Paulo, 13095-210, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

TINTA TÉRMICA

TINTA TÉRMICA

25/06/16

A NASA desenvolveu uma tinta à base de água e microesferas ocas de vidro, capaz de reduzir a temperatura e o consumo de energia dentro das residências. Em alta no mercado internacional, a tinta térmica é a mais barata das soluções utilizadas nas obras de isolamento térmico.
O material pode ser aplicado em qualquer superfície, mas o efeito é intensificado quando é utilizada para revestir os telhados das construções, já que a parte superior recebe maior incidência dos raios solares. Os telhados revestidos com o material reduzem em até 60% o consumo de energia elétrica utilizado para refrigerar casas, prédios, indústrias e estabelecimentos comerciais.
No começo, os cientistas da NASA criaram a tinta térmica para ser aplicada em aeronaves, navios e tubulações, a fim de diminuir o calor dentro destas estruturas. Porém, a solução passou a ser comercializada em lojas de construção nos EUA e rapidamente se popularizou, já que a tinta térmica é mais barata e sustentável do que a espuma de poliuretano, material derivado do petróleo usado na maior parte das obras de isolamento térmico.
De acordo com Walter Crivelente Ferreira, diretor da empresa WC Isolamento Térmico, o revestimento pode até mesmo tomar o lugar do ar condicionado. “Se o local for bem ventilado, a sensação térmica no ambiente interno se torna agradável, sem precisar de ar condicionado”, garante o fornecedor do material.
Mesmo ganhando espaço cada vez maior no mercado, a tinta não é reconhecida para os projetos de revestimento térmico. De acordo com Crivelente, as licitações públicas ainda exigem o poliuretano nas obras. No entanto, as Nações Unidas estão elaborando um regulamento para adotar materiais de revestimento mais sustentáveis, sem data para ser entregue.
O diretor da empresa fornecedora acredita que o brasileiro deve aderir à novidade. “As vendas por aqui ainda vão crescer”, afirmou Crivelente, que leva o serviço para muitas indústrias. A nova tinta tem propriedades semelhantes às convencionais e custa a metade do preço das espumas de poliuretano. O efeito térmico dura cerca de cinco anos e a aplicação pode ser feita pelos proprietários.
Com informações do SEBRAE Sustentabilidade.
Redação CicloVivo

Fonte: REDAÇÃO CICLO VIVO

Artigos anteriores
Reduzir, Reutilizar e Reciclar - 3 Rs da Sustentabilidade
Reduzir, Reutilizar e Reciclar - 3 Rs da Sustentabilidade

12/06/16

Significado, práticas para o desenvolvimento sustentável, os 3 Rs da sustentabilidade e sua importância
HISTÓRIA DA SUSTENTABILIDADE
HISTÓRIA DA SUSTENTABILIDADE

04/03/16

Foi falado em ‘’desenvolvimento sustentável’’ pela primeira vez em 1979 , durante um Simpósio da Nações Unidas sobre Inter-relação de Recursos Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu em Estocolmo.
30 sugestões de Práticas Sustentáveis
30 sugestões de Práticas Sustentáveis

28/02/16

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS - consumo consciente, uso e descarte de produtos de forma correta, preservação de recursos naturais, reciclagem, eliminação de desperdício, etc