Contactos

DOMOFORTE Soluções em Iluminação Natural

  • Pessoa de contato: Equipe Domoforte
  • Telefone: +55 (19) 3326-65-76
  • +55 (19) 99609-54-74
  • Skype: domoforte
  • Endereço postal: r.s carlos silva 321, Campinas, São Paulo, 13095-210, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

A sustentabilidade das empresas da construção

A sustentabilidade das empresas da construção

28/04/14

O mercado da construção no Brasil mudou de patamar nos últimos cinco anos. As empresas se capitalizaram, cresceram, diversificaram sua atuação e se profissionalizaram.

Tudo parecia ir às mil maravilhas, até que os resultados financeiros deste ciclo virtuoso começaram a aparecer e, com eles, algumas surpresas não tão animadoras. Em especial, os resultados relativos à rentabilidade dos negócios, aos prazos, aos custos e à qualidade de obras.

Não há dúvida que o setor avançou significativamente em termos de escala, funding, planejamento e gestão empresarial. No entanto, há ainda muitos desafios a serem enfrentados e, como em todos os mercados em transformação, várias ameaças e oportunidades circundam as empresas da construção.

Se nos debruçarmos sobre o conceito de sustentabilidade, considerando suas três dimensões – econômica, ambiental e social –, podemos apontar alguns caminhos para o desenvolvimento sustentável das empresas do setor.

Sob a ótica da sustentabilidade econômica, a principal reflexão a ser feita pelas empresas diz respeito ao seu foco de atuação e ao se modelo de negócios. Na ânsia de crescer, muitas empresas erraram na modelagem de seus negócios, promovendo fusões e parcerias sem os devidos cuidados, lançando empreendimentos sem estudos de viabilidade consistentes ou assumindo um número de obras acima de sua capacidade de entrega.

O momento atual é de uma revisão cuidadosa da expertise e dos segmentos de atuação empresarial, assim como da capacidade gerencial das empresas, aliados a um forte planejamento e controle financeiro, focado na redução das dívidas e no aumento significativo das margens de lucratividade.

Sob a ótica da sustentabilidade ambiental, embora tenha havido avanços no segmento de empreendimentos corporativos, é preciso implementar as práticas sustentáveis nos empreendimentos habitacionais, nos edifícios já em operação e no desenvolvimento urbano sustentável.

Outra prioridade importante é a aplicação da engenharia de custos e da engenharia financeira aos empreendimentos sustentáveis para se quantificar, de forma precisa, os investimentos necessários e os ganhos financeiros obtidos com as economias ao longo da vida útil dos empreendimentos, em especial com as economias de água e energia. Esta ação deve gerar dados que respaldem e mostrem os resultados financeiros obtidos pelos investidores e incorporadores em negócios sustentáveis.

Sob a ótica da sustentabilidade social, o principal resultado obtido diz respeito à criação de empregos pelo setor da construção e pelo aumento da renda dos trabalhadores em seus diferentes níveis – de engenheiros a operários de obra.

Há ainda um amplo espaço a ser ocupado no campo da responsabilidade social, principalmente no combate à informalidade praticada por várias empresas em diferentes regiões do País. Outras ações importantes no campo social estão focadas na educação, qualificação e capacitação de operários, assim como em sua inclusão cultural e social.

Enfim, temos ainda um longo caminho a percorrer para a melhoria das empresas da construção e de seus stakeholders. A meu ver, os conceitos e práticas do desenvolvimento sustentável podem gerar resultados econômicos, ambientais e sociais consistentes, permitindo a perpetuidade das empresas e a competitividade da cadeia produtiva da Construção.

ROBERTO DE SOUZA
Fonte: CTE Consultoria Empresarial

Fonte: Fonte: CTE Consultoria Empresarial

Artigos anteriores
TELHADOS BRANCO
TELHADOS BRANCO

16/03/14

TELHADOS BRANCOS CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL
CONSTRUIR DE FORMA SUSTENTÁVEL
CONSTRUIR DE FORMA SUSTENTÁVEL

16/03/14

Você sabe porque construir sustentável é tão importante?
Soluções sustentáveis para o seu lar
Soluções sustentáveis para o seu lar

10/02/14

É possível substituir materiais da construção civil a fim de minimizar o impacto ambiental. Conheça alguns destes recursos, que foram apresentados na Casa Cor Paraná