Contactos

DOMOFORTE Soluções em Iluminação Natural

  • Pessoa de contato: Equipe Domoforte
  • Telefone: +55 (19) 3326-65-76
  • +55 (19) 99609-54-74
  • Skype: domoforte
  • Endereço postal: r.s carlos silva 321, Campinas, São Paulo, 13095-210, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Dicas para montar uma horta em casa

Dicas para montar uma horta em casa

09/02/14

. Mas mais importante que estar na moda, ter acesso fácil a alimentos e temperos frescos é uma opção saudável e sustentável, e ainda ajuda a economizar dinheiro nas compras. Falta de espaço não é desculpa, se tiver um jardim ou um quintal, ótimo! Se não, vale no parapeito da janela, na área de serviço, na varanda, numa parede como jardim vertical ou até começar por um pote que ia para o lixo. É só usar a criatividade!

Confira 10 dicas para fazer a sua horta em casa: 1- O ideal é que o espaço tenha pelo o menos 4 horas de iluminação do sol e proteção contra ventos.
2- Prepare a terra. O sucesso da horta depende muito desse preparo. Se tiver um terreno, afofe bem a terra antes de plantar. Em floreiras coloque uma camada de argila espandida antes da terra.
3- Uma boa rega é fundamental. O melhor horário para regar as plantas é logo de manhã ou no fim da tarde, mas evite encharcá-las porque isso pode causar o surgimento de fungos.
4- Para começar, prefira ervas e temperos, os resultados são mais rápidos, o que incentiva continuar o seu “projeto horta em casa”. Você pode ir retirando as folhinhas sem matar a plantas, e usar imediatamente para temperar seus pratos. 5- Utilize adubos naturais. Você pode comprar em lojas especializada ou aproveitar para usar o seu próprio lixo orgânico através da compostagem. O adubo orgânico é mais rico em nutrientes e ajudará a sua horta crescer com mais vigor.
6- O indicado é enriquecer a terra com adubo a cada dois meses.
7- É melhor não plantar mudas diferentes no mesmo canteiro. Mas se quiser você pode juntar as que têm necessidades parecidas e que são da mesma família, cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão o mesmo espaço. Misturas que combinam: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.
8- Colocar pedrinhas ou folhas seca por cima da terra, ao lado das mudas, ajuda a manter a terra mais úmida.
9- Consuma com frequência as suas ervas e temperos. Quanto mais são consumidos, maior é o estímulo à produção de novas folhas. Se não for usá-los, não esqueça de podá-los.
10- Aviso importante: Cuidado com a dengue!!! Não esqueça de colocar um pouco de areia nos pratos abaixo das floreiras, água parada serve de criatório para mosquitos.
No mais, divirta-se, que além de todas as vantagens já destacadas, plantar uma horta em casa também é uma terapia. Para quem quiser mais informações encomende o livro da Embrapa Hortaliças “Horta em Pequenos Espaços” que traz informações detalhadas de todas as etapas do cultivo de hortas caseiras desde o preparo do solo até o manejo diário das hortaliças. Foto: Pinterest

Fontes: Globo Rural , Oficina de jardim, Embrapa Hortaliças Horta, horta doméstica, horta em casa, horta orgânica, paisagismo sustentável Dicas para montar uma horta em casa | SustentArqui – http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/jardim/dicas-para-montar-uma-horta-em-casa/ Por favor, sempre faça referência à fonte de onde você está copiando.

Fonte: SustentArqui - http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/jardim/dicas-para-montar-uma-horta-em

Artigos anteriores
A moderna construção sustentável por Márcio Augusto Araújo*
A moderna construção sustentável por Márcio Augusto Araújo*

27/01/14

Construção sustentável é um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de edificação, habitação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
As Casas em Harmonia com o Meio Ambiente
As Casas em Harmonia com o Meio Ambiente

27/11/13

CASA ECOLÓGICAS tendência nos paises mais avançados
A sustentabilidade na construção civil
A sustentabilidade na construção civil

22/11/13

A construção civil tem vivido recentemente uma época frutífera, cujos aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e conseqüências............................