Contactos

DOMOFORTE Soluções em Iluminação Natural

  • Pessoa de contato: Equipe Domoforte
  • Telefone: +55 (19) 3326-65-76
  • +55 (19) 99609-54-74
  • Skype: domoforte
  • Endereço postal: r.s carlos silva 321, Campinas, São Paulo, 13095-210, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

LUZ QUE VEM DO CÉU

LUZ QUE VEM DO CÉU

22/05/17

LUMINOTÉCNICA
Luz que vem do céu
Com a iluminação zenital, grandes áreas e cômodos sem janelas recebem a luminosidade e a ventilação necessárias para tornar os espaços mais funcionais e agradáveis

Renata Ramos

Iluminação natural, raios de sol e uma brisa refrescante podem ser grandes aliados do projeto luminotécnico. Por isso, muitos profissionais planejam a seguinte composição: misto de lâmpadas e luminárias com a chamada luz zenital. Por meio dela, a luz penetra através de aberturas na cobertura, mantendo uma boa distribuição de claridade, principalmente em espaços com grandes profundidades e dimensões, nos quais janelas não suprem a necessidade de uma boa ventilação e iluminação.
Existem vários elementos que propiciam esse efeito, e o aproveitamento da luz natural dependerá do recurso zenital escolhido. Entre eles estão os Lanternins – aberturas da parte superior do telhado, indicadas para ambientes quentes e com pé-direito alto; a Claraboia – abertura na cobertura que oferece uma ótima estética; a Cúpula (domo) – abóboda que dá a sensação de que a estrutura é maior; e o Átrio – espaço central aberto ou com fechamento translúcido.

Para proporcionar mais claridade para a casa em que vive com o marido e a filha, a arquiteta Maria Fernanda Rodrigues projetou uma claraboia no pavimento intermediário, onde está localizada a área íntima. O elemento zenital, com estrutura de alumínio e cobertura de policarbonato, foi executado no telhado do sótão, exatamente sobre a caixa da escada. Permite que a luz natural chegue ao hall de distribuição dos quartos e valoriza a estética do espaço.

Fonte: revista casa e construção

Artigos anteriores
ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAL PARA BANHEIROS E CLOSETS
ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAL PARA BANHEIROS E CLOSETS

27/04/17

Banheiros, Lavabos, Closets sem janelas necessitam de recursos que ajudem quanto a luz e ventilação, evitando o acúmulo de vermes ou ácaros.
DOMOFORTE SOLUÇÕES EM ILUMINAÇÃO NATURAL.
DOMOFORTE SOLUÇÕES EM ILUMINAÇÃO NATURAL.

20/03/17

Aplicações de Claraboias e Domos de Acrílico ou Policarbonato para um bom aproveitamento da iluminação natural e conforto térmico.
BIOARQUITETURA
BIOARQUITETURA

14/12/16

O que é Bioarquitetura? Uso de materiais pouco industrializados e aproveitamento de luz e ventilação naturais são alguns dos conceitos